8 características de pessoas resilientes

Tempo de leitura: 2 minutos

8 características de pessoas resilientes

Neste artigo você irá aprender quais são as 8 características de uma pessoa resiliente:

1. São capazes de detectar as causas dos problemas

Devido às diversas experiências já vivenciadas, muitas pessoas conseguem desenvolver estratégias necessárias para identificar a causa de alguns problemas e evitar que eles possam acontecer novamente.

2. Sabem lidar com suas emoções

Nem todo mundo é capaz de administrar as próprias emoções, porém, pessoas resilientes desenvolveram esta habilidade porque já passaram por diversas situações em que foram controlados por emoções negativas. Saber lidar com o que acontece de bom ou ruim em nossas vidas, é uma característica de alguém resiliente.

3. Mantêm a calma em situações de muita pressão

Manter a calma durante uma situação difícil é desafiador. Para que isso aconteça, é preciso desenvolver o autoconhecimento para que consiga estar em paz ainda que o mundo esteja caindo ao nosso redor.

4. São realistas

Nem todo mundo consegue ser realista, ainda mais quando se vendo (de forma errada) a psicologia positiva das coisas. Ser uma pessoa realista não implica em negar aspectos de realidade que fazem parte da vida de muitas pessoas.  Você pode, sim, ser otimista, mas com uma dose de realidade vai muito bem.

5. Confiam em si mesmas

Elas possuem a capacidade de confiar em si mesmas mesmo que digam o contrário. Pois sabem que possuem valores e competências que farão com que atinjam um nível maior.

6. São empáticas

Quando você conseguir se colocar no lugar do outro e tentar entender as emoções que ele está sentindo, você terá desenvolvido a empatia. Característica muito comum de pessoas resilientes porque precisam a todo tempo compreender o que está acontecendo em seu entorno.

7. São capazes de motivar a si mesmas

Muitos possuem o talento de motivar outras pessoas, mas será que também conseguem motivar a si próprios? Ser uma pessoa resiliente, é entender que precisa estar sempre motivado, pois desta maneira terá ânimo e motivação para conquistar coisas novas em suas vidas.

8. Não se perguntam “por quê”, e sim “como”

Quantas pessoas gastam tempo e energia questionando o por quê das coisas, ao invés de simplesmente buscarem soluções para os problemas? Ser resiliente é usar seus neurônios e energia para criar uma solução que te livre de situações conflitantes.

Você é uma pessoa resiliente?

Se ao terminar de ler este artigo e você pensar que não é uma pessoa resiliente, entenda que tudo começa com uma simples decisão: mudar. A partir deste momento, você poderá desenvolver a resiliência em sua vida para que você atinja e conquiste melhores resultados profissionais e pessoais.

Você gostou do artigo “8 características de pessoas resilientes?”

 

Júlia Audi

Master Coach, escritora, empreendedora e radialista.
Júlia Audi

Últimos posts por Júlia Audi (exibir todos)