Você precisa aprender a dizer não!

Tempo de leitura: 3 minutos

Você precisa aprender a dizer não

Você precisa aprender a dizer não porque se você cede a qualquer “posso te pedir um favor?”, este texto é para você.

Sempre tive dificuldade em dizer não. É uma palavra tão pequena, mas que emana muito poder. Ela carrega um peso enorme e, muitas vezes, essa palavra torna-se opressiva. Sentimo-nos sujos ou culpados ao dizermos “não”, porque nossos pais sempre nos ensinaram a doar, ser generosos, gratos e ajudar as pessoas. Pensamos que dizer não é um ato de egoísmo. Por isso é mais fácil dizermos sim para agradar aos outros. E com isso, sacrificamos nossos próprios desejos. Acredito que a maioria das pessoas têm a tal da “nãofobia”.

Por que isso acontece?

Temos um grande medo por trás dessa incapacidade: o medo de ser rejeitado. Entenda uma coisa: é IMPOSSÍVEL agradar a todas as pessoas. Bill Cosby afirma que: “Eu não sei qual o segredo do sucesso, mas o segredo do fracasso é tentar agradar todo mundo.”

Mas como dizer não? Neste artigo quero que você entenda que o mais importante é como e quando falamos “não” e também como e quando falamos “sim”. Por exemplo: “neste momento, eu escolho o não”, “eu decido não”, “posso te ajudar com isso amanhã?”, “desculpe, esse não é um bom momento, estou no meio de uma tarefa importante, podemos conversar numa outra hora?” são maneiras diferentes de dizer “não”. A seguir, aprenda como dizer não sem culpa.

1. Determine quais são as suas prioridades
Muitas pessoas vivem os sonhos de outras pessoas e se esquecem de cuidar dos próprios sonhos. E isso é um perigo. Saiba onde deseja chegar e não permita ser interrompido.

2. Aceite que não dá para agradar todo mundo
É provável que alguém fique frustrado com o seu “não”, mas você não precisa ser refém deste sentimento. É a própria pessoa que precisa aprender a lidar com limites.

3. Peça um tempo para pensar
Desta maneira você poderá pensar melhor nos motivos para aceitar ou negar.

4. Você é a única pessoa que pode ajudar?
Se você pensar melhor, verá que não é a única pessoa capacitada para ajudar e que também não precisa saber de tudo ou resolver todos os problemas da humanidade. Se for o caso, delegue esta responsabilidade.

5. Assuma as consequências por SUAS escolhas
Quantas pessoas por aí falam “sim” para todos e depois ficam culpando as pessoas por causa de suas próprias escolhas. Se tomou uma decisão, tenha coragem de assumi-lá.

6. O “não” faz as pessoas crescerem
Quantos “nãos” foram necessários para você se tornar quem você é hoje? Pense nisso!

Ainda tenho um caminho a trilhar contra a “nãofobia”, mas o meu aprendizado nesta jornada foi que para alcançar minhas metas e objetivos, eu preciso APRENDER a dizer “não” no momento em que ele necessita ser dito. Lembre-se que pequenos “nãos” podem te ajudar a sentir um maior controle da sua vida.

Saber quando dizer “sim” é um dom, mas dizer “não” é um direito seu. E que você pode e deve dizer quantos “nãos” for preciso – e está tudo bem. É possível mudar este hábito, o Coaching é a metodologia de desenvolvimento humano mais eficiente e assertiva da atualidade.

Você gostou do artigo “Você precisa aprender a dizer não?”

Júlia Audi

Master Coach, escritora, empreendedora e radialista.
Júlia Audi

Últimos posts por Júlia Audi (exibir todos)